domingo, 27 de fevereiro de 2011

Só Para Pais!

Só para Pais - por Eduardo Sá

1. "Proibido insultar o jardim-de-infância chamando-lhe "escolinha". Em primeiro lugar, porque é uma escola. Em segundo, porque todas as escolas ganhavam se ligassem Brincar com aprender.

2. É proibido que os pais imaginem que o jardim-de-infância serve para aprender a ler e contar. Ele é útil para aprender a descobrir os sentimentos. Para aprender a imaginar e a fantasiar. Para aprender com o corpo, com a música e com a pintura. E para brincar. Uma criança que não brinque deve preocupar mais os pais do que se ela fizer uma ou outra birra, pela manhã ao chegar.

3. O jardim-de-infância assusta as crianças sempre que os pais – como quem sossega nelas os medos deles por mais um dia de jardim-de-infância - lhes repetem: " Hoje vai correr tudo bem!"

4. Os pais estão proibidos de despedir-se muitas vezes das crianças, ao chegarem todos os dias. E é bom que se decidam: ou ficam contentes por elas correrem para os amigos ou ficam contentes por elas se agarrarem ao pescoço deles, com se estivessem prestes a ser abandonadas para sempre.

5. É proibido que as crianças vão dia-sim dia-não ao jardim-de-infância. E que vão, simplesmente, quando os seus caprichos infantis vão de férias. E que não vão " só porque sim". O jardim-de-infância não é um trabalho para os mais pequenos. É uma bela oportunidade para os pais não se esquecerem que se pode amar o conhecimento, namorar com a vida, nunca ser feliz sozinho e brincar, ao mesmo tempo.

6. No jardim-de-infância não é obrigatório comer até à última colher; nem dormir todos os dias. E não é nada mau que uma criança se baralhe e chame pai/mãe ao educador/a (ou vice-versa).
7. Os pais estão obrigados a estar a horas quando se trata duma criança regressar a casa. Prometer e faltar devia dar direito a que os pais fossem sujeitos classificados como tendo necessidades educativas especiais.

8. Os pais não podem exigir aos filhos relatórios de cada dia de jardim-de-infância. Mas estão autorizados a ficar preocupados se as crianças forem ficando mais resmungonas, mais tristonhas ou, até, mais aflitas, sempre que regressam de lá. E estão, ainda, autorizados a proibir que o jardim-de-infância só se abra para eles durante as festas.

9. O jardim-de-infância é uma escola de pais. E um lugar onde os educadores são educados pelas crianças. Um lugar onde todos se educam uns aos outros não é uma escola como as outras. É um jardim-de-infância.

10. Um dia, num mundo mais amigo das crianças, todas as escolas serão jardins-de-infância!


Achei interessante partilhar este texto com todos vocês, espero que apreciem...

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Colagem de Cães!

A João lembrou-se de desenhar um osso gigante numa folha de papel manteiga!
A Rute e a Esmeralda recortaram e nós fizemos uma colagem com uns cães muito engraçados que estão espalhados nas paredes da nossa sala!
Depois de fazer o scanner e recortá-los, nós fizemos a colagem e adorámos ver o resultado final...

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Trabalho da Sofia!

Como já tinha referido antes, os nossos meninos vão levar Trabalho para Casa!
A primeira foi a Sofia!
A ela, em conjunto com a mamã e o papá, calhou fazer o trabalho sobre o CÃO!
Desde já queremos felicitar a mamã, o papá e a Sofia pelo excelente trabalho que nos entregou! Perceberam perfeitamente o nosso objectivo, ser a primeira nunca é fácil, está muito bom!
Muito Obrigada a todos!




Pintura dos nossos cães!

Depois de prontos os nossos cães, tiveram que ser pintados!
Cada um de nós escolheu uma cor para pintar o seu cão, uns escolheram castanho, outros preto e outros branco. assim ficámos com os nossos amigos pintados de três cores!
Usámos uma esponja e vestimos os nossos bibes da pintura e pusemos "mãos à obra"!!!!

Depois de pintados e secos colámos um olho( um botão preto e outro castanho), colámos o focinho ao cão (bola feita com saco plástico preto,do lixo) e colocámos uma fita ao pescoço, cada um escolheu a cor que mais gostava!
Depois a João, a Esmeralda e a Rute inventaram umas frases para cada cão e estão pendurados na parede da nossa sala!

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Tema: ANIMAIS

Estamos a abordar o tema dos Animais na nossa sala!
O primeiro animal que escolhemos para desenvolver foi o CÃO!
Pusemos mãos à obra e fizemos um cão de papel...
Foi este o resultado final! Ainda vai ser pintado e decorado por cada um...

Depois de alguma conversa de tapete, resolvemos fazer um trabalho em conjunto com os pais. Entregámos meia folha de cartolina e duas folhas A3 brancas e os papás, juntamente com os nossos meninos vão elaborar um trabalho acerca do animal que estivermos a desenvolver nessa altura!
O primeiro trabalho coube aos pais da Sofia, visto ser a Sofia a menina mais velha da sala!
Qual é o nosso objectivo com este trabalho?
Dar a conhecer vários animais da quinta, o que comem, como fazem, suas características, etc.No final iremos ter um livro a falar acerca dos 10 animais que escolhemos para desenvolver. Por esse motivo todos os papás, juntamente com os nossos meninos, irão fazer um trabalho de desenvolvimento acerca de um animal que nós escolhermos na sala e o critério da ordem de escolha dos meninos é o critério idade!
Por isso Papás... vamos puxar por essa imaginação e criatividade, ok?

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Vacinas ao nosso Zé Bigodes!

O nosso amigo Zé Bigodes foi vacinado!
A veterinária, mãe de um menino do Jardim de Infância 1, veio vacinar o Zé Bigodes!
Ele não gostou assim muito desta nova experiência, agora que já se habituou aos meninos e já gosta de festinhas e de se esconder debaixo dos braços quando está no colo, é que teve que levar duas picadelas... Que maldade!!!!!
Como o nosso amigo é muito especial, teve direito a livro de registo de vacinas e tudo! Pena que daqui por um mês precise novamente de uma picadela... vai ter que se habituar, é a condição para viver de barriguinha cheia de coisinhas boas que os meninos trazem de casa para ele e de mimo, sim porque os mimos que ele leva são bastantes!!!!

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Trabalho do Dia dos Amigos!

Papás!
Muito bem, os vosso trabalhos de casa ficaram maravilhosos!
Os vossos filhos ficaram radiantes com o resultado final!!!!
Estão expostos na nossa sala para todos terem a oportunidade de os ver, estão LINDOS!
Obrigada pela vossa disponibilidade e pela vossa imaginação, esperamos poder contar com vocês para mais "trabalhos de casa". Aqui fica o resultado final!


segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Fomos brincar à rua...

O sol e um pouco menos de frio, fizeram com que pudéssemos ir brincar um pouco na rua!
Fomos correr, andar de baloiço, andar de escorrega, brincar no túnel... foi muito divertido!
Estávamos já um pouco fartos de estarmos "fechados" na nossa sala, sem podermos ir brincar à vontade na rua!
Corremos muito, brincamos muito e principalmente... divertimo-no muito!!!!!




sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Trabalhinho de casa!!!!!

Papás!
Já tinham saudades de levar trabalho de casa, não????
Confessem lá?
Resolvemos voltar a mandar trabalho de casa para o fim-de-semana que antecede o dia de S.Valentim!
Não comemoramos o Dia dos Namorados, mas comemoramos sim o Dia dos Amigos!
Porque a amizade ainda é o sentimento mais puro e mais verdadeiro que existe entre dois seres humanos...
O que temos para vos pedir é que decorem com o que quiserem, um coração de cartolina em branco!
Podem pintar, colar, estampar, escrever ... dar asas à vossa imaginação e fazer uma decoração gira e original de um coração para o Dia dos Amigos, ok?

Beijos e boas decorações...

É para trazerem na Segunda-feira, dia 14 de Fevereiro!
Ok?

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Quadro das Presenças

Os nossos meninos estão mesmo crescidos!
Já conseguem perceber como funciona um quadro de presenças. Sabem que diariamente, quando entram na sala, trazem o cartão, que está no cacifo e colocam-o no respectivo lugar. Depois à saída da sala, vão buscar o cartão e vão colocá-lo de novo no cacifo. Percebem quem está na sala e quem falta e já percebem que os números (dias) mudam todos os dias!
Nunca se esquecem!!!

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Temos um "amigo" novo no nosso infantário...

Que euforia no nosso infantário!!!!!
Temos um novo "amigo" na Sala do Jardim de Infância 1!
Um pai de um menino levou um coelhinho bebé para a Sala do Jardim de Infância, o que foi motivo para uma festa e um delírio total de todas as salas, incluindo a nossa, claro!
Muito assustado, o nosso ZÉ BIGODES, assim baptizado pelos amigos, lá fugia de todos a tentar escapar de todas aquelas mãos a quererem fazer-lhe festas...
Mas o bichinho é mesmo uma verdadeira ternura!




Vejam aqui ele no bibe da nossa Ritinha!